segunda-feira, 9 de março de 2009

Tempos modernos (Rapidinha)

Hoje vou variar um pouco e falar de tecnologia, mas é claro sem perder o foco na música.

Ontem eu li um post interessante no blog do Rodrigo Toledo que falava sobre um novo serviço de streaming de áudio chamado Spotify, neste site estão disponíveis vários títulos de músicas que para ouvir basta tornar-se um assinante de um dos diversos planos que eles oferecem e ter acesso a internet.

Segundo o Rodrigo que assinou o serviço, existem poucos títulos nacionais, o que é uma pena, mas a qualidade e velocidade de transmissão é satisfatória. O interessante é que em breve estarão disponibilizando o serviço também para celulares.

Ainda não conheço nenhum serviço deste tipo aqui no Brasil, fiz algumas consultas no google e não encontrei nada. Mas enquanto fazia minhas pesquisas fiquei pensando que esta pode ser uma nova forma de comercializar a música e com isso tentar diminuir a pirataria que as gravadoras reclamam tanto (com razão) e o mais importante é este novo recurso pode diminuir muito o custo de um CD que aqui no Brasil é bastante alto.

Vou procurar mais sobre este serviço aqui em nossa terrinha e se ficar sabendo de algo post no blog.

Um comentário:

  1. Depois que eu publiquei este post, alguns colegas me perguntaram o que vem a ser um streaming de audio.

    Então vamos a explicação:

    Streaming é uma forma de publicar pela rede através de pacotes, arquivos multimidia. É tipo a tecnologia que as radios utilizam para fazer transmissão do audio pela internet.

    O bacana desta tecnologia é que as músicas podem ser transmitidas sem ferir a lei de direitos autorais.

    É isso ai!

    ResponderExcluir