domingo, 22 de fevereiro de 2009

Banda de Ipanema

Hoje eu recebi da Cila um e-mail muito interessante com uma curiosidade sobre a Banda de Ipanema e gostaria de compartilhar com os outros leitores. Então estou tomando a liberdade de postar o e-mail que eu recebi.

“Cheguei a pouco em casa depois de sambar e pular muito na Banda de Ipanema!!! E tive que vir registrar uma tradição que havia me passado despercebido por muitos anos.

Após passarmos pela Igreja Nossa Senhora da Paz a Banda mudou seu repertório e iniciou uma série de músicas da unanimidade nacional, considerado um dos gênios da música popular brasileira, o instrumentista, compositor e arranjador Pixinguinha (Alfredo da Rocha Vianna Junior).

www.pixinguinha.com.br/biografia/biografia.htm

Me dei conta que isso sempre acontecia depois deste trecho, como não consigo ficar com uma curiosidade guardada na gaveta, fui perguntando ao grupo que estava comigo o motivo desta mudança sempre no mesmo local.

Um colega gritou: "É para homenagear o Pixinguinha!" No meio da multidão que cantava e pulava numa alegria contagiante não insisti nos meus questionamentos: "Mas porque aqui?"

Depois no barzinho com chop e petiscos indaguei mais uma vez a mudança do repertório. Sem grandes detalhes foi informado que Pixinguinha estava na Igreja quando a Banda passava na porta e aí ... busquei a história mais detalhada na rede para divulgar aqueles que como eu, vivenciam a mudança de repertório sem o conhecimento do motivo.

"Pixinguinha deixou de existir fisicamente na tarde do dia 17 de fevereiro de 1973, na sacristia da igreja N. Sra. da Paz, em Ipanema, no Rio de Janeiro, enquanto aguardava um batizado, nos braços de seu filho único. A banda de Ipanema que estava na praça pare homenagear Pixinguinha calou seus tambores e se dispersou dentro da multidão pare acompanhar o trajeto fúnebre de um músico que virou lenda, alma e esperança."
Desde então a Banda de Ipanema muda seu repertório a partir da Igreja Nossa Senhora da Paz a fim de homenagear e manter viva a história deste compositor do subúrbio do Rio de Janeiro.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário